sábado, 2 de fevereiro de 2013

Você sabe qual rotina alimentar seguir para o seu bebê?

A Nutricionista Karine N. C. Durães do blog NUTRIÇÃO INFANTIL veio aqui no As Delicias Do Dudu tirar essa duvida que muitas de nós temos...






 O que dar para o bebê comer é um assunto que felicita e assusta um pouco as mães. Dá uma ansiedade...Ver o filho comer bem é uma enorme satisfação! Mas o que dar de comer? Em que momento?


A alimentação da criança deve ser sempre rica em alimentos saudáveis, nutritivos, coloridos e saborosos. Aqui, vou sugerir esquemas de alimentação que atingem as necessidades nutricionais dos bebês de 6 meses a 1 ano!
Via de regra, quando o bebê faz 6 meses, hora de iniciar com a papa de frutas. E o momento de dar o primeiro almoço. O esquema alimentar pode ser:
Ao acordar: leite materno.
No meio da manhã: fruta amassada ou raspada. Ou suco de frutas
Almoço: papa salgada. Suco ou papa de frutas de “sobremesa” (opcional).
Resto do dia: leite materno
Atenção: é importante oferecer papa com peixe pelo menos 2 vezes na semana. Auxilia no desenvolvimento cognitivo do bebê.

7 meses:
Mantemos o início do dia. Depois do almoço:
Lanche da tarde: fruta amassada + leite
Jantar: papa salgada, suco de frutas de sobremesa (opcional)
Resto do dia: leite materno

8 meses:
Vamos variar o cardápio? Que tal algumas novidades no lanche da tarde?
Igual ao anterior, mudando um pouco o lanche da tarde: podemos misturar cereais a frutas, como aveia, chia, linhaça, etc, ou um pouco de iogurte natural sem açúcar!

9 meses:
Mantemos o cardápio, mas incentivamos o bebê comer mais com a mão. Coloque opções para o bebê tentar comer sozinho, e acompanhe sempre. A textura dos alimentos vai mudando um pouco, ficando mais “pedaçuda” para incentivar também a mastigação.

10 e 11 meses
Mudando gradualmente a textura da alimentação, ficando mais parecido com a comida da família.

12 meses
Agora é o momento do bebê comer a mesma refeição da família (um pouco adaptada). Atenção, todo o cuidado é pouco. Não podemos deixar que maus hábitos alimentares dos adultos influenciem os hábitos alimentares do bebê. A alimentação deve continuar rica e variada!

Um ponto muito importante: quando iniciarmos a alimentação complementar, é necessário ofertar água potável à criança nos intervalos das refeições! E quanto ao suco de frutas, pode ser dado até 100ml ao dia.

Esse é um exemplo de esquema alimentar! Cada criança tem necessidades diferentes, e os esquemas também podem ser um pouco diferentes, dependendo da individualidade. Uma alimentação rica na infância trabalha como um fator protetor a doenças e garante um crescimento e desenvolvimento sadio e completo, e uma criança mais feliz!

Bom apetite!

Karine N. C. Durães do blog NUTRIÇÃO INFANTIL



texto tirado do blog: http://www.asdeliciasdodudu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário